quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

15ª Jornada - Benfica 2 Rio Ave 0 - Lá em cima

2-0. Mais três pontos conseguidos na fortaleza da Luz onde está quase cumprida uma volta com apenas dois pontos perdidos. Esta vitória fui vê-la no estádio, no alto do terceiro anel, bem lá em cima, quer na catedral, quer na classificação.

Num jogo em que o Benfica entrou muito forte e rápido, o Rio Ave foi impotente para travar a maior capacidade técnica dos velocistas de encarnado. Na segunda parte o jogo foi mais repartido mas sempre com a sensação que se necessário fosse, acelerando, o Benfica podia facilmente engordar o score.
Bom jogo de Pizzi, Mitro e Fejsa e jogo menos conseguido de Rafa.
O árbitro tentou sê-lo "à inglesa" mas deixou um penalty por marcar a favor do Benfica, daqueles que porque os avançados do Benfica falharam menos que o árbitro não entra para a Liga da Verdade.

Na jornada anterior o Benfica tinha ganho no Estoril por um magro mas suficiente 1-0. Essa exibição foi pior que o resultado, especialmente porque voltou a falta de eficácia e com ela o nervoso miudinho até ao apito final.

O próximo para o campeonato é em Guimarães, no muito difícil reduto do vitória local. Vamos à vitória, Benfica!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Trabalho a fazer...

Para acalmar as mentes mais encaloradas que possam visitar por acaso este blog ( e deve ser 2 a contar com a própria família), tenho de fazer um trabalho em breve para tentar perceber, das contratações JJ, quais foram as que resultaram e as que falharam, neste ano e meio...estou curioso enquanto sportinguista.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

JÁ NÃO HÁ PINGO DE VERGONHA...

É tudo às claras. Não há pudor, nem vergonha...

Este Portugal é um país que em muitos momentos me envergonha. Sim esta é a palavra...não é só pela bola, pelo jogo de ontem, que é o que vou comentar aqui. É também pela corrupção, pela pobreza de espírito de quem nos governa, pela pobreza cada vez maior nas mesas dos portugueses, pelo esquecimento dos nossos militares que defenderam a nossa bandeira e hoje são um fardo ao Estado...por tudo isto e também por valorizar os espertos, os trafulhas, os bandidos, e os sem vergonha...
Para os portugueses competentes serem reconhecidos tem que sair deste país, e digam-me se não pensaram já, e principalmente quem tem filhos pequenos, se não pensámos já se os teremos de preparar um dia para saírem para um país melhor. Hoje vale tudo para aparecer, para ser conhecido e acima de tudo para vencer, neste país sem escrúpulos...

O Benfica - Sporting de ontem foi um óptimo jogo, bem disputado por duas equipas que se respeitaram, as maiores de Portugal. Com planteis muito similares e com treinadores competentes, numa luta pela liderança deste campeonato e pelo domínio do futebol cá do burgo. É também isto que está em disputa agora nestes clássicos.

Este resultado falseado, tem pelo menos um condão: De mostrar a todo o mundo e não só às mentes mesquinhas tão lusitanas...quem tem o poder de mandar e condicionar a arbitragem em Portugal.
Não conseguimos discernir, de forma honesta, entre a competência do Benfica e as ajudas da arbitragem nas suas vitórias recentes no campeonato nacional. Este é um problema que se agudiza quando o maior clube, o clube mais influênciador da sociedade, tem também, e de longe, as maiores ajudas por parte dos árbitros.
Podem não precisar contra os pequenos em grande parte dos jogos, mas quando precisam dessa ajuda e ontem tão preciosa ela foi, têm-na e ontem tiveram-na a rodos. Foi um assalto à inteligência dos consumidores do desporto-rei, foi gozar com quem suporta este negócio. Tal como nos anos 80 e 90 o Porto o fazia às claras.

O Benfica utilizou a táctica "Tondela" e ganhou. Como o genuíno Tondela ia ganhando em Alvalade este ano. Bem fechadinho, com as flechas a extremos a aproveitarem o domínio sportinguista e depois a fazerem uso da eficácia que faz a diferença, bem como do anti-jogo que se queixaram na Madeira, da fuga dos apanha bolas, tal como esses clubes bem pequeninos, tantas vezes fazem. E com um guarda redes de nível a ser o melhor em jogo, como tantas vezes acontece nesses jogos ingratos do nosso campeonato.

E um treinador que eu até aprecio mais no discurso do que Jesus, ontem foi muito "pequeno" também na conferência de imprensa. Pela primeira vez que me lembre...Deve ser um problema de tamanho no clube de Carnide: Foi aí que Jesus se começou a achar o "maior cá do bairro" e agora inebriado pela vitória, Vitória colocou-se em bicos dos pés...Então esta táctica de retranca e de destruição, com contra-ataque, com bolas nos ferros, com o guarda redes milagroso, com 2 penaltis por marcar, com subjugação em pleno estádio da luz, foi tudo pensado e muito bem gizado pelo novo mestre da táctica...O que não saberemos é se aquelas 3,4,5 oportunidades, sem as potenciais penalidades, fossem concretizadas, também seriam obra do novo mestre? Sr. Vitória, se quer ser diferente, terá que agir como tal...

E quando o Benfica não ganha, queixa-se e por incrível que pareça, ou talvez não, nos jogos seguintes é à descarada, sem pingo de vergonha, sem se esconderem.
E sem se esconderem, estão um conjunto de árbitros que há bem pouco tempo, reinavam nos nossos campos e de forma incompetente condicionavam jogos, é agora vê-los a dar opiniões tão enviesadas quanto as suas apitadelas, das quais não temos saudades nenhumas. A ânsia de protagonismo, de ganhar lugar nas cadeiras encarnadas da BTV, de estar na foto da glória conspurcada, tem pelo menos a vantagem de os fazer aparecer e podermos ter a certeza daquilo que só suspeitávamos. Então a equipa que dominou o jogo, a estatística e a posse de bola, fez quase o triplo das faltas da equipa que jogou na expectativa, na destruição...Não cola. E faltas dentro e perto da área de Ederson, nem vê-las...

São jogos como este, que são o exemplo capaz e real da vergonha e do ganhar a qualquer preço, da qual um clube tão grande está refém...não conseguem afastar este anátema, com exemplos tão evidentes destes.

Estamos a jogar melhor de jogo para jogo, sem atingir ainda o nível do ano passado e sem Jesus ainda acertar com o apoio ao holandês Doost, a caminho de metade da época. Mas estamos na luta, a 5 pontos e com 21 jornadas para disputar, mesmo sabendo que as armadilhas vão parecer, pois as que apareceram em Guimarães, Nacional e na Luz, assim o fazem crer. Só o Rio Ave nos foi superior desde o inicio do reinado Jesus, mais nenhuma equipa o conseguiu ser.

Podem dizer que é "dor de cotovelo" ou mau perder. Mas é só a minha opinião. E custa perder assim...Melhor e Roubado.

PS - A eliminação da Europa não tem outra palavra...DESILUSÃO.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Benfica 2 Sporting 1 - Os ROIs da Luz

Um belo jogo de futebol. Boas equipas, bons jogadores, futebol de pormenores mas com muita muita entrega. Uma primeira parte em que o modelo de transição defensiva do Sporting foi muito controlado por um Benfica que estudou a lição, e uma segunda parte de grande esforço físico de ambas as partes, com o Sporting a assumir as despesas do jogo (fruto do resultado) e a explorar a largura para ser muito perigoso, especialmente por Campbell. Depois saiu Doost e o jogo acabou.
O Return On Investment que o Benfica fez em jogadores aconteceu, com Raul, Rafa, Salvio e Pizzi a destacarem-se, assim como Ederson. Do lado mais negativo, talvez Fejsa tenha sido menos preponderante do que costuma,
O árbitro teve uma actuação com boas decisões mas com um lance que marca o derby. Ele não marcou penalty e, bem ou mal, isso marcou o jogo.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Benfica 1 Nápoles 2 - "Estátuto" doido

O Benfica perde e apura-se. Oito pontos chegaram para um apuramento sofrível num grupo que o Benfica complicou ao deixar-se empatar contra o Besiktas, duas vezes, e onde foi claramente inferior ao Nápoles.
E estátudo maluco porquê? Porque só o estatuto de cabeça-de-série nos permitiu emparelhar com adversários como os que tivemos. Porque é o estatuto que mantém inexplicavelmente Luisão e Salvio como titulares. Porque é o estatuto de campeão que faz subsistir uma táctica impensável e previsível de 4-4-2 na Champions com extremos e laterais ofensivos que se expõe tanto quanto JJ o fazia na mesma competição. Porque é o estatuto de treinador com estrelinha que permite a Rui Vitória, com apenas oito pontos, conseguir o apuramento.
No jogo de hoje nota mais para Raul Jimenez, que merece continuar a titular e para André Almeida, que deu tudo o que tinha. Nota menos para Luisão, Lindelof, Salvio e para o tratador da relva.
Grande arbitragem. E adoro Kiev!

Consiga Rui Vitória ter a clarividência para perceber que no domingo vai de novo jogar contra uma equipa de Liga dos Campeões. Fejsa tem andado ali sozinho, Pizzi é muito fácil de anular e os extremos não se envolvem no jogo e não correm para trás.
Contra o Sporting gostava de ver jogar Ederson, Nelson Semedo, Jardel, Lindelof, André Almeida, Fejsa, Danilo, Pizzi, Rafa, Guedes e Jimenez. E Jonas no banco ao lado de Júlio César, Lisandro, Samaris, Zivkovic, Cervi e Mitroglou.

PS: Não tinha acesso ao blog após a derrota na Madeira. Pouco a acrescentar a não ser 10 minutos de descontos e uns calduços a quem falhou tantos golos.