2-0. Mais três pontos conseguidos na fortaleza da Luz onde está quase cumprida uma volta com apenas dois pontos perdidos. Esta vitória fui vê-la no estádio, no alto do terceiro anel, bem lá em cima, quer na catedral, quer na classificação.
Num jogo em que o Benfica entrou muito forte e rápido, o Rio Ave foi impotente para travar a maior capacidade técnica dos velocistas de encarnado. Na segunda parte o jogo foi mais repartido mas sempre com a sensação que se necessário fosse, acelerando, o Benfica podia facilmente engordar o score.
Bom jogo de Pizzi, Mitro e Fejsa e jogo menos conseguido de Rafa.
O árbitro tentou sê-lo "à inglesa" mas deixou um penalty por marcar a favor do Benfica, daqueles que porque os avançados do Benfica falharam menos que o árbitro não entra para a Liga da Verdade.
Na jornada anterior o Benfica tinha ganho no Estoril por um magro mas suficiente 1-0. Essa exibição foi pior que o resultado, especialmente porque voltou a falta de eficácia e com ela o nervoso miudinho até ao apito final.
O próximo para o campeonato é em Guimarães, no muito difícil reduto do vitória local. Vamos à vitória, Benfica!
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Trabalho a fazer...
Para acalmar as mentes mais encaloradas que possam visitar por acaso este blog ( e deve ser 2 a contar com a própria família), tenho de fazer um trabalho em breve para tentar perceber, das contratações JJ, quais foram as que resultaram e as que falharam, neste ano e meio...estou curioso enquanto sportinguista.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
JÁ NÃO HÁ PINGO DE VERGONHA...
É tudo às claras. Não há pudor, nem vergonha...
Este Portugal é um país que em muitos momentos me envergonha. Sim esta é a palavra...não é só pela bola, pelo jogo de ontem, que é o que vou comentar aqui. É também pela corrupção, pela pobreza de espírito de quem nos governa, pela pobreza cada vez maior nas mesas dos portugueses, pelo esquecimento dos nossos militares que defenderam a nossa bandeira e hoje são um fardo ao Estado...por tudo isto e também por valorizar os espertos, os trafulhas, os bandidos, e os sem vergonha...
Para os portugueses competentes serem reconhecidos tem que sair deste país, e digam-me se não pensaram já, e principalmente quem tem filhos pequenos, se não pensámos já se os teremos de preparar um dia para saírem para um país melhor. Hoje vale tudo para aparecer, para ser conhecido e acima de tudo para vencer, neste país sem escrúpulos...
O Benfica - Sporting de ontem foi um óptimo jogo, bem disputado por duas equipas que se respeitaram, as maiores de Portugal. Com planteis muito similares e com treinadores competentes, numa luta pela liderança deste campeonato e pelo domínio do futebol cá do burgo. É também isto que está em disputa agora nestes clássicos.
Este resultado falseado, tem pelo menos um condão: De mostrar a todo o mundo e não só às mentes mesquinhas tão lusitanas...quem tem o poder de mandar e condicionar a arbitragem em Portugal.
Não conseguimos discernir, de forma honesta, entre a competência do Benfica e as ajudas da arbitragem nas suas vitórias recentes no campeonato nacional. Este é um problema que se agudiza quando o maior clube, o clube mais influênciador da sociedade, tem também, e de longe, as maiores ajudas por parte dos árbitros.
Podem não precisar contra os pequenos em grande parte dos jogos, mas quando precisam dessa ajuda e ontem tão preciosa ela foi, têm-na e ontem tiveram-na a rodos. Foi um assalto à inteligência dos consumidores do desporto-rei, foi gozar com quem suporta este negócio. Tal como nos anos 80 e 90 o Porto o fazia às claras.
O Benfica utilizou a táctica "Tondela" e ganhou. Como o genuíno Tondela ia ganhando em Alvalade este ano. Bem fechadinho, com as flechas a extremos a aproveitarem o domínio sportinguista e depois a fazerem uso da eficácia que faz a diferença, bem como do anti-jogo que se queixaram na Madeira, da fuga dos apanha bolas, tal como esses clubes bem pequeninos, tantas vezes fazem. E com um guarda redes de nível a ser o melhor em jogo, como tantas vezes acontece nesses jogos ingratos do nosso campeonato.
E um treinador que eu até aprecio mais no discurso do que Jesus, ontem foi muito "pequeno" também na conferência de imprensa. Pela primeira vez que me lembre...Deve ser um problema de tamanho no clube de Carnide: Foi aí que Jesus se começou a achar o "maior cá do bairro" e agora inebriado pela vitória, Vitória colocou-se em bicos dos pés...Então esta táctica de retranca e de destruição, com contra-ataque, com bolas nos ferros, com o guarda redes milagroso, com 2 penaltis por marcar, com subjugação em pleno estádio da luz, foi tudo pensado e muito bem gizado pelo novo mestre da táctica...O que não saberemos é se aquelas 3,4,5 oportunidades, sem as potenciais penalidades, fossem concretizadas, também seriam obra do novo mestre? Sr. Vitória, se quer ser diferente, terá que agir como tal...
E quando o Benfica não ganha, queixa-se e por incrível que pareça, ou talvez não, nos jogos seguintes é à descarada, sem pingo de vergonha, sem se esconderem.
E sem se esconderem, estão um conjunto de árbitros que há bem pouco tempo, reinavam nos nossos campos e de forma incompetente condicionavam jogos, é agora vê-los a dar opiniões tão enviesadas quanto as suas apitadelas, das quais não temos saudades nenhumas. A ânsia de protagonismo, de ganhar lugar nas cadeiras encarnadas da BTV, de estar na foto da glória conspurcada, tem pelo menos a vantagem de os fazer aparecer e podermos ter a certeza daquilo que só suspeitávamos. Então a equipa que dominou o jogo, a estatística e a posse de bola, fez quase o triplo das faltas da equipa que jogou na expectativa, na destruição...Não cola. E faltas dentro e perto da área de Ederson, nem vê-las...
São jogos como este, que são o exemplo capaz e real da vergonha e do ganhar a qualquer preço, da qual um clube tão grande está refém...não conseguem afastar este anátema, com exemplos tão evidentes destes.
Estamos a jogar melhor de jogo para jogo, sem atingir ainda o nível do ano passado e sem Jesus ainda acertar com o apoio ao holandês Doost, a caminho de metade da época. Mas estamos na luta, a 5 pontos e com 21 jornadas para disputar, mesmo sabendo que as armadilhas vão parecer, pois as que apareceram em Guimarães, Nacional e na Luz, assim o fazem crer. Só o Rio Ave nos foi superior desde o inicio do reinado Jesus, mais nenhuma equipa o conseguiu ser.
Podem dizer que é "dor de cotovelo" ou mau perder. Mas é só a minha opinião. E custa perder assim...Melhor e Roubado.
PS - A eliminação da Europa não tem outra palavra...DESILUSÃO.
Este Portugal é um país que em muitos momentos me envergonha. Sim esta é a palavra...não é só pela bola, pelo jogo de ontem, que é o que vou comentar aqui. É também pela corrupção, pela pobreza de espírito de quem nos governa, pela pobreza cada vez maior nas mesas dos portugueses, pelo esquecimento dos nossos militares que defenderam a nossa bandeira e hoje são um fardo ao Estado...por tudo isto e também por valorizar os espertos, os trafulhas, os bandidos, e os sem vergonha...
Para os portugueses competentes serem reconhecidos tem que sair deste país, e digam-me se não pensaram já, e principalmente quem tem filhos pequenos, se não pensámos já se os teremos de preparar um dia para saírem para um país melhor. Hoje vale tudo para aparecer, para ser conhecido e acima de tudo para vencer, neste país sem escrúpulos...
O Benfica - Sporting de ontem foi um óptimo jogo, bem disputado por duas equipas que se respeitaram, as maiores de Portugal. Com planteis muito similares e com treinadores competentes, numa luta pela liderança deste campeonato e pelo domínio do futebol cá do burgo. É também isto que está em disputa agora nestes clássicos.
Este resultado falseado, tem pelo menos um condão: De mostrar a todo o mundo e não só às mentes mesquinhas tão lusitanas...quem tem o poder de mandar e condicionar a arbitragem em Portugal.
Não conseguimos discernir, de forma honesta, entre a competência do Benfica e as ajudas da arbitragem nas suas vitórias recentes no campeonato nacional. Este é um problema que se agudiza quando o maior clube, o clube mais influênciador da sociedade, tem também, e de longe, as maiores ajudas por parte dos árbitros.
Podem não precisar contra os pequenos em grande parte dos jogos, mas quando precisam dessa ajuda e ontem tão preciosa ela foi, têm-na e ontem tiveram-na a rodos. Foi um assalto à inteligência dos consumidores do desporto-rei, foi gozar com quem suporta este negócio. Tal como nos anos 80 e 90 o Porto o fazia às claras.
O Benfica utilizou a táctica "Tondela" e ganhou. Como o genuíno Tondela ia ganhando em Alvalade este ano. Bem fechadinho, com as flechas a extremos a aproveitarem o domínio sportinguista e depois a fazerem uso da eficácia que faz a diferença, bem como do anti-jogo que se queixaram na Madeira, da fuga dos apanha bolas, tal como esses clubes bem pequeninos, tantas vezes fazem. E com um guarda redes de nível a ser o melhor em jogo, como tantas vezes acontece nesses jogos ingratos do nosso campeonato.
E um treinador que eu até aprecio mais no discurso do que Jesus, ontem foi muito "pequeno" também na conferência de imprensa. Pela primeira vez que me lembre...Deve ser um problema de tamanho no clube de Carnide: Foi aí que Jesus se começou a achar o "maior cá do bairro" e agora inebriado pela vitória, Vitória colocou-se em bicos dos pés...Então esta táctica de retranca e de destruição, com contra-ataque, com bolas nos ferros, com o guarda redes milagroso, com 2 penaltis por marcar, com subjugação em pleno estádio da luz, foi tudo pensado e muito bem gizado pelo novo mestre da táctica...O que não saberemos é se aquelas 3,4,5 oportunidades, sem as potenciais penalidades, fossem concretizadas, também seriam obra do novo mestre? Sr. Vitória, se quer ser diferente, terá que agir como tal...
E quando o Benfica não ganha, queixa-se e por incrível que pareça, ou talvez não, nos jogos seguintes é à descarada, sem pingo de vergonha, sem se esconderem.
E sem se esconderem, estão um conjunto de árbitros que há bem pouco tempo, reinavam nos nossos campos e de forma incompetente condicionavam jogos, é agora vê-los a dar opiniões tão enviesadas quanto as suas apitadelas, das quais não temos saudades nenhumas. A ânsia de protagonismo, de ganhar lugar nas cadeiras encarnadas da BTV, de estar na foto da glória conspurcada, tem pelo menos a vantagem de os fazer aparecer e podermos ter a certeza daquilo que só suspeitávamos. Então a equipa que dominou o jogo, a estatística e a posse de bola, fez quase o triplo das faltas da equipa que jogou na expectativa, na destruição...Não cola. E faltas dentro e perto da área de Ederson, nem vê-las...
São jogos como este, que são o exemplo capaz e real da vergonha e do ganhar a qualquer preço, da qual um clube tão grande está refém...não conseguem afastar este anátema, com exemplos tão evidentes destes.
Estamos a jogar melhor de jogo para jogo, sem atingir ainda o nível do ano passado e sem Jesus ainda acertar com o apoio ao holandês Doost, a caminho de metade da época. Mas estamos na luta, a 5 pontos e com 21 jornadas para disputar, mesmo sabendo que as armadilhas vão parecer, pois as que apareceram em Guimarães, Nacional e na Luz, assim o fazem crer. Só o Rio Ave nos foi superior desde o inicio do reinado Jesus, mais nenhuma equipa o conseguiu ser.
Podem dizer que é "dor de cotovelo" ou mau perder. Mas é só a minha opinião. E custa perder assim...Melhor e Roubado.
PS - A eliminação da Europa não tem outra palavra...DESILUSÃO.
domingo, 11 de dezembro de 2016
Benfica 2 Sporting 1 - Os ROIs da Luz
Um belo jogo de futebol. Boas equipas, bons jogadores, futebol de pormenores mas com muita muita entrega. Uma primeira parte em que o modelo de transição defensiva do Sporting foi muito controlado por um Benfica que estudou a lição, e uma segunda parte de grande esforço físico de ambas as partes, com o Sporting a assumir as despesas do jogo (fruto do resultado) e a explorar a largura para ser muito perigoso, especialmente por Campbell. Depois saiu Doost e o jogo acabou.
O Return On Investment que o Benfica fez em jogadores aconteceu, com Raul, Rafa, Salvio e Pizzi a destacarem-se, assim como Ederson. Do lado mais negativo, talvez Fejsa tenha sido menos preponderante do que costuma,
O árbitro teve uma actuação com boas decisões mas com um lance que marca o derby. Ele não marcou penalty e, bem ou mal, isso marcou o jogo.
O Return On Investment que o Benfica fez em jogadores aconteceu, com Raul, Rafa, Salvio e Pizzi a destacarem-se, assim como Ederson. Do lado mais negativo, talvez Fejsa tenha sido menos preponderante do que costuma,
O árbitro teve uma actuação com boas decisões mas com um lance que marca o derby. Ele não marcou penalty e, bem ou mal, isso marcou o jogo.
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Benfica 1 Nápoles 2 - "Estátuto" doido
O Benfica perde e apura-se. Oito pontos chegaram para um apuramento sofrível num grupo que o Benfica complicou ao deixar-se empatar contra o Besiktas, duas vezes, e onde foi claramente inferior ao Nápoles.
E estátudo maluco porquê? Porque só o estatuto de cabeça-de-série nos permitiu emparelhar com adversários como os que tivemos. Porque é o estatuto que mantém inexplicavelmente Luisão e Salvio como titulares. Porque é o estatuto de campeão que faz subsistir uma táctica impensável e previsível de 4-4-2 na Champions com extremos e laterais ofensivos que se expõe tanto quanto JJ o fazia na mesma competição. Porque é o estatuto de treinador com estrelinha que permite a Rui Vitória, com apenas oito pontos, conseguir o apuramento.
No jogo de hoje nota mais para Raul Jimenez, que merece continuar a titular e para André Almeida, que deu tudo o que tinha. Nota menos para Luisão, Lindelof, Salvio e para o tratador da relva.
Grande arbitragem. E adoro Kiev!
Consiga Rui Vitória ter a clarividência para perceber que no domingo vai de novo jogar contra uma equipa de Liga dos Campeões. Fejsa tem andado ali sozinho, Pizzi é muito fácil de anular e os extremos não se envolvem no jogo e não correm para trás.
Contra o Sporting gostava de ver jogar Ederson, Nelson Semedo, Jardel, Lindelof, André Almeida, Fejsa, Danilo, Pizzi, Rafa, Guedes e Jimenez. E Jonas no banco ao lado de Júlio César, Lisandro, Samaris, Zivkovic, Cervi e Mitroglou.
PS: Não tinha acesso ao blog após a derrota na Madeira. Pouco a acrescentar a não ser 10 minutos de descontos e uns calduços a quem falhou tantos golos.
E estátudo maluco porquê? Porque só o estatuto de cabeça-de-série nos permitiu emparelhar com adversários como os que tivemos. Porque é o estatuto que mantém inexplicavelmente Luisão e Salvio como titulares. Porque é o estatuto de campeão que faz subsistir uma táctica impensável e previsível de 4-4-2 na Champions com extremos e laterais ofensivos que se expõe tanto quanto JJ o fazia na mesma competição. Porque é o estatuto de treinador com estrelinha que permite a Rui Vitória, com apenas oito pontos, conseguir o apuramento.
No jogo de hoje nota mais para Raul Jimenez, que merece continuar a titular e para André Almeida, que deu tudo o que tinha. Nota menos para Luisão, Lindelof, Salvio e para o tratador da relva.
Grande arbitragem. E adoro Kiev!
Consiga Rui Vitória ter a clarividência para perceber que no domingo vai de novo jogar contra uma equipa de Liga dos Campeões. Fejsa tem andado ali sozinho, Pizzi é muito fácil de anular e os extremos não se envolvem no jogo e não correm para trás.
Contra o Sporting gostava de ver jogar Ederson, Nelson Semedo, Jardel, Lindelof, André Almeida, Fejsa, Danilo, Pizzi, Rafa, Guedes e Jimenez. E Jonas no banco ao lado de Júlio César, Lisandro, Samaris, Zivkovic, Cervi e Mitroglou.
PS: Não tinha acesso ao blog após a derrota na Madeira. Pouco a acrescentar a não ser 10 minutos de descontos e uns calduços a quem falhou tantos golos.
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Fazer cheque ao rei e nunca concretizar...
Foi um daqueles jogos enervantes, pois a superioridade foi tal e tão evidente, que 0-1 ao intervalo sabia a pouco.
A defesa sem trabalho, apesar de Semedo ter sido expulso, foi por 2 pseudo-faltas em pleno meio campo e com o meio campo a carregar uma equipa que quer mais mas não consegue dar mais.
Adrien e William a pautarem o jogo e os ritmos, e Gelson a partir a loiça toda, consumada com a assistência para o golo da vitória de Doost.
Depois o pragmatismo que faltou em Guimarães e em Madrid, levado para o campo, bem juntinho à bandeirola de canto, de onde já não saiu. Vitória normal por números escassos.
O Benfica tem o condão de não facilitar com os pequenos e isso tem-lhe dado a liderança, mesmo sem um grande futebol, mas mecanizado e sedimentado no trabalho de Vitória. Vitória normal.
O Porto empatou em Belém e o mais grave é dizermos que foi também...normal. Pouca clarividência na hora de visar a baliza e toda a pressão no menino André Silva, que não pode ir a todas e ainda ser frio para encostar. Não estão a resultar os rabiscos do treinador Nuno.
Vem aí 1 mês para dar tudo e acima de tudo...vencer.
A defesa sem trabalho, apesar de Semedo ter sido expulso, foi por 2 pseudo-faltas em pleno meio campo e com o meio campo a carregar uma equipa que quer mais mas não consegue dar mais.
Adrien e William a pautarem o jogo e os ritmos, e Gelson a partir a loiça toda, consumada com a assistência para o golo da vitória de Doost.
Depois o pragmatismo que faltou em Guimarães e em Madrid, levado para o campo, bem juntinho à bandeirola de canto, de onde já não saiu. Vitória normal por números escassos.
O Benfica tem o condão de não facilitar com os pequenos e isso tem-lhe dado a liderança, mesmo sem um grande futebol, mas mecanizado e sedimentado no trabalho de Vitória. Vitória normal.
O Porto empatou em Belém e o mais grave é dizermos que foi também...normal. Pouca clarividência na hora de visar a baliza e toda a pressão no menino André Silva, que não pode ir a todas e ainda ser frio para encostar. Não estão a resultar os rabiscos do treinador Nuno.
Vem aí 1 mês para dar tudo e acima de tudo...vencer.
domingo, 27 de novembro de 2016
Benfica 3 Moreirense 0 Devia ter sido por mais...
3-0. Três pontos. Uma vitória normal, num estádio com 55 mil pessoas, contra um clube pequeno. A história dirá apenas isto. Mas a verdade é que o Benfica fez um jogo que valia mais que três golos a favor, jogando no campo todo, com valentia e qualidade, contra um adversário que rematou uma vez à baliza. Pizzi brilhou, marcou dois golos, e Guedes e Jimenez também jogaram bem. Salvio não me agradou. O árbitro foi muito brando com os wrestlers do Moreirense e ficaram três ou quatro amarelos por mostrar.
sábado, 19 de novembro de 2016
4ª Eliminatória da Taça - Benfica 6 Marítimo 0 Top GG
Apurados. Um Benfica a galope contra um adversário flop acabou numa exibição non stop com um resultado top.
Foram seis mas podiam ter sido mais, tantos foram os equívocos do meio campo e defesa dos madeirenses e, mais importante, tamanha foi a entrega e ambição dos jogadores do Benfica.
Destaque para o ratinho atómico, Gonçalo Guedes, um Top GG, com uma exibição fenomenal coroada com um golo fantástico. Pizzi, Luisão, Mitro, Nelson Semedo (fantástico!) também excelentes. Nota menos para Júlio César que podia ter estado mais concentrado.
Venha o Besiktas e sorteio da próxima eliminatória
Foram seis mas podiam ter sido mais, tantos foram os equívocos do meio campo e defesa dos madeirenses e, mais importante, tamanha foi a entrega e ambição dos jogadores do Benfica.
Destaque para o ratinho atómico, Gonçalo Guedes, um Top GG, com uma exibição fenomenal coroada com um golo fantástico. Pizzi, Luisão, Mitro, Nelson Semedo (fantástico!) também excelentes. Nota menos para Júlio César que podia ter estado mais concentrado.
Venha o Besiktas e sorteio da próxima eliminatória
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
10ª JORNADA...Ganhar, nem que seja à chapada...
E não é que desta vez correu bem? Marcar aos 9m ajuda. Também ajudar ter o Adrien e ter vários jogadores a subir de forma. Ajuda ainda ter Markovic de fora (espero que ele me possa ler e me queira desmentir já contra esse colosso que é o Paraisense)...Até ajuda o presidente ter ameaçado chapadas se não ganhassem. Ganharam e quem as teve de levar foi outro...
Foi limpinho...e até deu para o capitão falhar o penalty e todos acharem graça.
Atenção que a margem de erro é pouco mais que zero, e apesar de ter ganho pontos em todos os campos adversários, ainda há 5 pontos a (es)bater de diferença.
Acho que o Porto fez um óptimo jogo, talvez o melhor destas 3 últimas épocas e merecia mais...estrelinha do Benfica, e Ederson da "Tasmânia" a segurar pelos colarinhos a equipa e Lisandro a desferir o golpe final. Injusto, mas a vida nem sempre é justa.
Vamos a eles...
E não é que desta vez correu bem? Marcar aos 9m ajuda. Também ajudar ter o Adrien e ter vários jogadores a subir de forma. Ajuda ainda ter Markovic de fora (espero que ele me possa ler e me queira desmentir já contra esse colosso que é o Paraisense)...Até ajuda o presidente ter ameaçado chapadas se não ganhassem. Ganharam e quem as teve de levar foi outro...
Foi limpinho...e até deu para o capitão falhar o penalty e todos acharem graça.
Atenção que a margem de erro é pouco mais que zero, e apesar de ter ganho pontos em todos os campos adversários, ainda há 5 pontos a (es)bater de diferença.
Acho que o Porto fez um óptimo jogo, talvez o melhor destas 3 últimas épocas e merecia mais...estrelinha do Benfica, e Ederson da "Tasmânia" a segurar pelos colarinhos a equipa e Lisandro a desferir o golpe final. Injusto, mas a vida nem sempre é justa.
Vamos a eles...
domingo, 6 de novembro de 2016
FC Porto - Benfica 1-1 Herrera é um mano
No que é tradicionalmente o jogo mais difícil do campeonato, o Benfica arrancou um ponto quando já ninguém contava com ele. Um jogo em que o FC Porto mereceu ganhar, fez por isso e para o qual pareceu estar mais preparado (mérito de NES), o Benfica voltou a estar demasiado exposto só com dois médios centro a somar à dificuldade acrescida do Dinamo de Kiev ter exposto mais um ponto fraco da tática de Rui Vitória, a largura.
Colectivamente o Benfica jogou pouco. Poucas saídas de bola, pouco esclarecimento e pouca imaginação. Salvio (na primeira parte), Nelson Semedo e Lindelof estiveram acima dos outros sem estarem brilhantes e Ederson (mal no golo do FC Porto) e Mitro estiveram abaixo.
O melhor em campo para mim for o árbitro que esteve brilhante. No FC Porto destacaria Danilo, Oliver e o que considero ter sido o MVP, Diogo Jota.
O Benfica começou o seu ciclo infernal com sorte. FC Porto fora, Moreirense casa, Marítimo fora e Sporting em casa, com Besiktas e Napóles pelo meio. Que esta paragem de campeonato sirva para recuperar os lesionados, que tanta falta fazem.
Carrega Benfica!
Colectivamente o Benfica jogou pouco. Poucas saídas de bola, pouco esclarecimento e pouca imaginação. Salvio (na primeira parte), Nelson Semedo e Lindelof estiveram acima dos outros sem estarem brilhantes e Ederson (mal no golo do FC Porto) e Mitro estiveram abaixo.
O melhor em campo para mim for o árbitro que esteve brilhante. No FC Porto destacaria Danilo, Oliver e o que considero ter sido o MVP, Diogo Jota.
O Benfica começou o seu ciclo infernal com sorte. FC Porto fora, Moreirense casa, Marítimo fora e Sporting em casa, com Besiktas e Napóles pelo meio. Que esta paragem de campeonato sirva para recuperar os lesionados, que tanta falta fazem.
Carrega Benfica!
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
Benfica 3 Paços Ferreira 0 Brilhante fim do início
Três pontos muito bem ganhos. Entrega, dedicação, brio, intensidade e qualidade técnica foram predicados de um Benfica uno e demasiado forte para um adversário a quem não foi dada grande hipótese de resposta. Rui Vitória parece ter encontrado o seu onze, pelo menos até que Rafa e Jonas regressem. Grande jogo de Gonçalo Guedes, Nélson Semedo e Luisão e sem notas negativas para qualquer dos homens que envergaram o manto sagrado.
Arbitragem muito positiva.
Acabou o início do campeonato. O Benfica escorregou uma vez, mas vai ao dragão com 25 pontos nas nove primeiras jornadas. Excelente mais uma vez Rui Vitória.
Numa nota pessoal de justificação, ficaram por analisar alguns jogos do Benfica. A razão foi sempre não ter conseguido vê-los.
Enorme abraço e Viva o Benfica!
Arbitragem muito positiva.
Acabou o início do campeonato. O Benfica escorregou uma vez, mas vai ao dragão com 25 pontos nas nove primeiras jornadas. Excelente mais uma vez Rui Vitória.
Numa nota pessoal de justificação, ficaram por analisar alguns jogos do Benfica. A razão foi sempre não ter conseguido vê-los.
Enorme abraço e Viva o Benfica!
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
8ª Jornada - Acabou a lua de mel...
Foi uma semana difícil, de desilusão. Sim, estava iludido e confiante em 2 vitórias, nestes 2 jogos em casa, com o Dortmund e com o Tondela.
Para a Champions, não há Adrien e não há pedalada. Vamos ser sinceros, esta equipa alemã com 8 ou 9 lesionados, tem futebol que sobra para este Sporting amorfo, incompetente e ainda à procura de ideias e de caminhos para por em prática. Jesus não encontrou o seu 11.
Aquilo que o ano passado elogiei, uma equipa pressionante e definida, com posse e na procura da bola, com arte e sabedora dos timings de jogo, é este ano a antítese de tudo isto. Sem ideias, sem garra e sem competência. Não se trata só de alterar jogadores, pois a saida de JMário e Slimani, pela troca de Gelson e Doost, não diz grande coisa, mas toda a dinâmica está comprometida e já estamos na 8ª jornada.
Na 3ª feira foi demasiado penoso, ver a meia dúzia de oportunidades do Dortmund e o Sporting nem cocegas fez no 1ª tempo, com Elias a jogar a gasóleo e para o lado e para trás, com Markovic sem interesse em lutar pela bola, somente a jogar com a dita nos pés e uns lateriais que não tem qualidade para ali andarem. Foi dada de avanço, uma parte inteira e depois quando se quis, já não se pôde...Podíamos ter até empatado naquela cabeçada do avançado holandês, mas não temos andamento para ombrear com Madrid e Dortmund. O caminho natural é a Liga Europa.
No fim de semana, mas do mesmo. Não há uma ideia de jogo ofensivo, uma jogada pensada e concretizada, num futebol aos repelões e um abuso na procura do jovem Gelson.
Laterais sem qualidade e centrais muito expostos à falta do "tampão" Adrien e com 2 extremos pouco dados à agressividade de fechar flanco e zonas interior, onde Elias e William nunca chegam para as encomendas, por inferioridade numérica e pouca rotação numa zona que era sempre a mais povoada das equipas de JJ. O discurso do treinador não está a passar...
Nada está perdido, acredito no treinador e no presidente, e acima de tudo no projecto, porém há problemas, como em todas as equipas, mas que estranho não ter sido contemplado a falta de Adrien e William em algum ou em alguns jogos, e o continuo acreditar nestes laterais (Scherlotto e Marvin), perante JPereira e Jeffreson, que não sendo um primor, são mais completos que os actuais titulares. Ainda não percebo, com tanto jogador, ainda não se ter encontrado uma equipa-tipo, nomeadamente para 2º avançado e para as laterais. Queria ver Meli no lugar de Adrien...
E outra coisa...a minha condição de sócio pagante e detentor de lugar de leão, e acima de tudo, de desprendimento ideológico com qualquer direcção, a não ser a minha forma de pensar, permite-me contestar e dizer que assim não dá...vamos mudar a atitude e ganhar...Viva o Sporting Clube de Portugal!
Para a Champions, não há Adrien e não há pedalada. Vamos ser sinceros, esta equipa alemã com 8 ou 9 lesionados, tem futebol que sobra para este Sporting amorfo, incompetente e ainda à procura de ideias e de caminhos para por em prática. Jesus não encontrou o seu 11.
Aquilo que o ano passado elogiei, uma equipa pressionante e definida, com posse e na procura da bola, com arte e sabedora dos timings de jogo, é este ano a antítese de tudo isto. Sem ideias, sem garra e sem competência. Não se trata só de alterar jogadores, pois a saida de JMário e Slimani, pela troca de Gelson e Doost, não diz grande coisa, mas toda a dinâmica está comprometida e já estamos na 8ª jornada.
Na 3ª feira foi demasiado penoso, ver a meia dúzia de oportunidades do Dortmund e o Sporting nem cocegas fez no 1ª tempo, com Elias a jogar a gasóleo e para o lado e para trás, com Markovic sem interesse em lutar pela bola, somente a jogar com a dita nos pés e uns lateriais que não tem qualidade para ali andarem. Foi dada de avanço, uma parte inteira e depois quando se quis, já não se pôde...Podíamos ter até empatado naquela cabeçada do avançado holandês, mas não temos andamento para ombrear com Madrid e Dortmund. O caminho natural é a Liga Europa.
No fim de semana, mas do mesmo. Não há uma ideia de jogo ofensivo, uma jogada pensada e concretizada, num futebol aos repelões e um abuso na procura do jovem Gelson.
Laterais sem qualidade e centrais muito expostos à falta do "tampão" Adrien e com 2 extremos pouco dados à agressividade de fechar flanco e zonas interior, onde Elias e William nunca chegam para as encomendas, por inferioridade numérica e pouca rotação numa zona que era sempre a mais povoada das equipas de JJ. O discurso do treinador não está a passar...
Nada está perdido, acredito no treinador e no presidente, e acima de tudo no projecto, porém há problemas, como em todas as equipas, mas que estranho não ter sido contemplado a falta de Adrien e William em algum ou em alguns jogos, e o continuo acreditar nestes laterais (Scherlotto e Marvin), perante JPereira e Jeffreson, que não sendo um primor, são mais completos que os actuais titulares. Ainda não percebo, com tanto jogador, ainda não se ter encontrado uma equipa-tipo, nomeadamente para 2º avançado e para as laterais. Queria ver Meli no lugar de Adrien...
E outra coisa...a minha condição de sócio pagante e detentor de lugar de leão, e acima de tudo, de desprendimento ideológico com qualquer direcção, a não ser a minha forma de pensar, permite-me contestar e dizer que assim não dá...vamos mudar a atitude e ganhar...Viva o Sporting Clube de Portugal!
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
Benfica 4 Feirense 0 De escola Benfica
Foi uma vitória lá de casa. Ederson, Nelson, Lindelof, Guedes e José Gomes representaram o aniversariante Campus numa tarde em que as prendas do Feirense ajudaram e muito à festa.
Eu não vi o jogo, só ouvi. E o que a Antena 1 disse eu replico: Benfica a começar mal, Feirense bem organizado, um golo que cai do céu, e metido o primeiro, o resto vem a reboque.
Bom jogo de Salvio (a subir de forma) e de Guedes, mas Grimaldo a ser a estrela da companhia (sinal de alerta quando o lateral esquerdo é o melhor criativo!). No lado oposto Carrillo voltou a desiludir.
Arbitragem com erros mas aceitável (assim disse a Antena 1).
Temos mais três pontos que o Sporting e o FC Porto, mas ainda falta muito, mas mesmo muito, para sequer esboçar um sorriso. Talvez no fim de Outubro, com o regresso dos lesionados.
Quem continua de vento em popa é o Cova da Piedade que frente ao Olhanense venceu nos descontos por 3-2, um jogo que se fez de emoção (0-1, 2-1, 2-2, 3-2) e sofrimento, vivido nas bancadas, à mesma hora do Benfica.
Enorme abraço!
Eu não vi o jogo, só ouvi. E o que a Antena 1 disse eu replico: Benfica a começar mal, Feirense bem organizado, um golo que cai do céu, e metido o primeiro, o resto vem a reboque.
Bom jogo de Salvio (a subir de forma) e de Guedes, mas Grimaldo a ser a estrela da companhia (sinal de alerta quando o lateral esquerdo é o melhor criativo!). No lado oposto Carrillo voltou a desiludir.
Arbitragem com erros mas aceitável (assim disse a Antena 1).
Temos mais três pontos que o Sporting e o FC Porto, mas ainda falta muito, mas mesmo muito, para sequer esboçar um sorriso. Talvez no fim de Outubro, com o regresso dos lesionados.
Quem continua de vento em popa é o Cova da Piedade que frente ao Olhanense venceu nos descontos por 3-2, um jogo que se fez de emoção (0-1, 2-1, 2-2, 3-2) e sofrimento, vivido nas bancadas, à mesma hora do Benfica.
Enorme abraço!
7ª Jornada - Não pode acontecer...
Não foi a falta da mudança do chip da champions, não foi a falta do capitão, que se lesionou, nem de qualidade e atitude, mas não pode acontecer, a um candidato ao titulo a vencer fora 3-0, deixar o oponente chegar ao empate. Quem quer ser campeão, não tem perdão neste jogo em Guimarães. Para recordar e analisar...
Começou o Vitória com pressão sobre os campeões da Europa William e Adrien, numa marcação hxh na saída de bola sportinguista, porém e após a primeira ameaça de Marega, JJ fez os extremos convergirem para o interior, povoando o meio campo, abrindo os laterais, subindo Adrien 10m em relação a William, pois tinham começado lado a lado e caso ainda não desse, fez recuar o 2º avançado, para ganhar vantagem numérica na zona nevrálgica do terreno de jogo. Depois a classe e a maior capacidade técnica fez o resto.
Depois de 20 minutos de maior pressão vitoriana, só deu Sporting e após brilhante jogada de Gelson, Markovic estreou-se a marcar e Coates fez o 3º no campeonato (Polga esteve 10 anos e nunca marcou um golo na nossa Liga). Intervalo a vencer sem grande intensidade mas com controlo total da bola e por sua vez do jogo.
Segunda parte no mesmo registo, com posse de bola e o Guimarães a ver jogar, vários golo falhados e o 3º acabou por acontecer pelo "estreante" Elias. O Vitória continuou a jogar longo nos possantes e combativos Soares e Marega, que nunca quebraram, ao contrário do meio campo leonino que claudicou nos últimos 15 minutos e após demasiada espera do treinador, quando Bruno César entrou, já foi tarde. Num lance discutível, William deixa o pé e Hernani aproveita bem e cai para o penalty de Marega e aí tudo muda e se descontrola (?) na equipa lisboeta. Minuto seguinte, centro e no coração da área, Marega encurta a diferença no resultado, sendo de longe o melhor marcador (quem diria?) da competição cá do burgo. Tudo tremeu, lá a trás e com o coração a sair pela boca, as ideias acabaram e a equipa leonina estava exausta mentalmente e fisicamente, coisa que um jogo de champions a meio da semana não pode explica, só por si...Falta escusada e inocente de Marvin (estes laterais não sabem defender, são muito dotados de físico, mas pouco de inteligência) e com uma falta visível, comum, e aberrante sobre o nosso lateral direito, o árbitro validou o golo e sentenciou o jogo com o empate.
Não me quero agarrar ao lance do ultimo golo minhoto, mas quer queiramos ou não, é um lance decisivo nos últimos minutos do encontro e este ainda mais digo, que este mesmo árbitro anulou situações semelhantes, tendo prejudicado o mesmo emblema.
Temos que fazer mais, e melhor, encontrar causas para tamanha tremideira após o 1º golo, tal como em Madrid e Rio Ave, onde os golos foram igualmente muito próximos e arranjar alternativas a Adrien e William, pois sem eles os dois, a defesa fica muito exposta.
Grande jogo do Sporting até ao minuto 72 e meria de longe, vencer a partida, pois o Guimarães tem querer e 2 postes na área adversária. Esperava mais de Pedro Martins.
Atenção a Gelson, que já sabe jogar como interior, deixando de ser "só" um jogador vertical e estonteante, em busca da linha de fundo. Está a ganhar estatuto e novas armas que o farão ser ainda mais um jogador de equipa e ainda mais raro de encontrar. Obrigado Jesus...
Nada está perdido, vamos a eles...
Não foi a falta da mudança do chip da champions, não foi a falta do capitão, que se lesionou, nem de qualidade e atitude, mas não pode acontecer, a um candidato ao titulo a vencer fora 3-0, deixar o oponente chegar ao empate. Quem quer ser campeão, não tem perdão neste jogo em Guimarães. Para recordar e analisar...
Começou o Vitória com pressão sobre os campeões da Europa William e Adrien, numa marcação hxh na saída de bola sportinguista, porém e após a primeira ameaça de Marega, JJ fez os extremos convergirem para o interior, povoando o meio campo, abrindo os laterais, subindo Adrien 10m em relação a William, pois tinham começado lado a lado e caso ainda não desse, fez recuar o 2º avançado, para ganhar vantagem numérica na zona nevrálgica do terreno de jogo. Depois a classe e a maior capacidade técnica fez o resto.
Depois de 20 minutos de maior pressão vitoriana, só deu Sporting e após brilhante jogada de Gelson, Markovic estreou-se a marcar e Coates fez o 3º no campeonato (Polga esteve 10 anos e nunca marcou um golo na nossa Liga). Intervalo a vencer sem grande intensidade mas com controlo total da bola e por sua vez do jogo.
Segunda parte no mesmo registo, com posse de bola e o Guimarães a ver jogar, vários golo falhados e o 3º acabou por acontecer pelo "estreante" Elias. O Vitória continuou a jogar longo nos possantes e combativos Soares e Marega, que nunca quebraram, ao contrário do meio campo leonino que claudicou nos últimos 15 minutos e após demasiada espera do treinador, quando Bruno César entrou, já foi tarde. Num lance discutível, William deixa o pé e Hernani aproveita bem e cai para o penalty de Marega e aí tudo muda e se descontrola (?) na equipa lisboeta. Minuto seguinte, centro e no coração da área, Marega encurta a diferença no resultado, sendo de longe o melhor marcador (quem diria?) da competição cá do burgo. Tudo tremeu, lá a trás e com o coração a sair pela boca, as ideias acabaram e a equipa leonina estava exausta mentalmente e fisicamente, coisa que um jogo de champions a meio da semana não pode explica, só por si...Falta escusada e inocente de Marvin (estes laterais não sabem defender, são muito dotados de físico, mas pouco de inteligência) e com uma falta visível, comum, e aberrante sobre o nosso lateral direito, o árbitro validou o golo e sentenciou o jogo com o empate.
Não me quero agarrar ao lance do ultimo golo minhoto, mas quer queiramos ou não, é um lance decisivo nos últimos minutos do encontro e este ainda mais digo, que este mesmo árbitro anulou situações semelhantes, tendo prejudicado o mesmo emblema.
Temos que fazer mais, e melhor, encontrar causas para tamanha tremideira após o 1º golo, tal como em Madrid e Rio Ave, onde os golos foram igualmente muito próximos e arranjar alternativas a Adrien e William, pois sem eles os dois, a defesa fica muito exposta.
Grande jogo do Sporting até ao minuto 72 e meria de longe, vencer a partida, pois o Guimarães tem querer e 2 postes na área adversária. Esperava mais de Pedro Martins.
Atenção a Gelson, que já sabe jogar como interior, deixando de ser "só" um jogador vertical e estonteante, em busca da linha de fundo. Está a ganhar estatuto e novas armas que o farão ser ainda mais um jogador de equipa e ainda mais raro de encontrar. Obrigado Jesus...
Nada está perdido, vamos a eles...
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Nápoles 4 Benfica 2 - Nada está perdido
A dura realidade é que a sorte não dura para sempre. Perder para o adversário teoricamente mais forte do grupo não é trágico, perder 3 pontos e ficar a um do segundo classificado a quatro jogos do fim é aceitável, mas sofrer quatro golos (3 de bola parada), falhar tanto no meio campo e ser tão passivo no ataque deve ser um forte alerta para o que aí vem de champions e campeonato.
Levar o jogo pelas faixas é normalmente bom, mas meter os extremos no meio e os laterais a fazer de extremos sempre na mesma jogada, sempre da mesma forma, é previsível e fácil de anular. E expõe o meio campo e a defesa.
Individualmente, tanto Grimaldo (que se agarra demasiado à bola!!!) e Semedo cumpriram o que lhes foi pedido, mas não desequilibraram. No meio Almeida e Fejsa não constroem, e tanto Pizzi como Horta foram insuficientes na qualidade e acerto do passe. Carrillo mandou fora uma excelente oportunidade num grande palco, também por culpa de Rui Vitória que não o deixa jogar a extremo direito, insistindo em invenções. Nota mais para Guedes e Salvio, que entraram bem e nota menos para Carrillo e para o grande Júlio César, que teve a sua primeira noite não vestido de vermelho.
A arbitragem decidiu bem os lances importantes e não há nada a assinalar, a não ser desejar-lhe dois meses de diarreia pelo que nos fez contra o Sevilha.
Venha o Feirense, que também vale três pontos, e venham os lesionados, especialmente Danilo, que muito anseio possa trazer o equilíbrio ao meio campo.
Levar o jogo pelas faixas é normalmente bom, mas meter os extremos no meio e os laterais a fazer de extremos sempre na mesma jogada, sempre da mesma forma, é previsível e fácil de anular. E expõe o meio campo e a defesa.
Individualmente, tanto Grimaldo (que se agarra demasiado à bola!!!) e Semedo cumpriram o que lhes foi pedido, mas não desequilibraram. No meio Almeida e Fejsa não constroem, e tanto Pizzi como Horta foram insuficientes na qualidade e acerto do passe. Carrillo mandou fora uma excelente oportunidade num grande palco, também por culpa de Rui Vitória que não o deixa jogar a extremo direito, insistindo em invenções. Nota mais para Guedes e Salvio, que entraram bem e nota menos para Carrillo e para o grande Júlio César, que teve a sua primeira noite não vestido de vermelho.
A arbitragem decidiu bem os lances importantes e não há nada a assinalar, a não ser desejar-lhe dois meses de diarreia pelo que nos fez contra o Sevilha.
Venha o Feirense, que também vale três pontos, e venham os lesionados, especialmente Danilo, que muito anseio possa trazer o equilíbrio ao meio campo.
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
6ª Jornada - TUDO IGUAL, TUDO FRAQUINHO...
Foi um fim de semana sem novidades...
A gerigonça continua no poder, continuam a haver atentados um pouco por todo o mundo e o novo disco dos Metallica por lançar. Nada de novo, portanto.
No que respeita ao nosso campeonato, coube ao Porto abrir a contenda e apesar do susto de começar a perder, foi superior e o "abono" André Silva a fazer jus ao número que carrega na camisola, o 10, sendo um sério candidato a melhor marcador, se até lá se aguentar com toda a equipa às costas.
Por falar em jovem e em carregar a equipa às costas: Gelson. É um abuso o caudal ofensivo de toda uma equipa, praticamente só passar por ele, onde o Sporting passa muito para o lado e em tabelinhas vistosas, mas de progressão zero. E quando quer verticalizar (leia-se acelerar) o jogo, passa a bola ao miúdo que ele vai para cima deles. É pouco e como pouco é o tempo de trabalho com as caras novas, para as "disciplinar" na doutrina "inovadora e artística" do treinador JJ e isso nota-se desde a bancada central até à pala de Alvalade, passando pelo fosso e ainda por detrás dos ecrans gigantes. É preciso tempo, mas quem foi buscar "craques" (vamos ver, vamos ver...) emprestados e já feitos, não tem esse tempo e não o pode exigir.
O líder apesar dos sustos e das lesões tem ganho e isso nesta fase de entrosamento e sem alguns titulares é o melhor a retirar e a elogiar aos pupilos de Rui Vitória.
A gerigonça continua no poder, continuam a haver atentados um pouco por todo o mundo e o novo disco dos Metallica por lançar. Nada de novo, portanto.
No que respeita ao nosso campeonato, coube ao Porto abrir a contenda e apesar do susto de começar a perder, foi superior e o "abono" André Silva a fazer jus ao número que carrega na camisola, o 10, sendo um sério candidato a melhor marcador, se até lá se aguentar com toda a equipa às costas.
Por falar em jovem e em carregar a equipa às costas: Gelson. É um abuso o caudal ofensivo de toda uma equipa, praticamente só passar por ele, onde o Sporting passa muito para o lado e em tabelinhas vistosas, mas de progressão zero. E quando quer verticalizar (leia-se acelerar) o jogo, passa a bola ao miúdo que ele vai para cima deles. É pouco e como pouco é o tempo de trabalho com as caras novas, para as "disciplinar" na doutrina "inovadora e artística" do treinador JJ e isso nota-se desde a bancada central até à pala de Alvalade, passando pelo fosso e ainda por detrás dos ecrans gigantes. É preciso tempo, mas quem foi buscar "craques" (vamos ver, vamos ver...) emprestados e já feitos, não tem esse tempo e não o pode exigir.
O líder apesar dos sustos e das lesões tem ganho e isso nesta fase de entrosamento e sem alguns titulares é o melhor a retirar e a elogiar aos pupilos de Rui Vitória.
sábado, 24 de setembro de 2016
Desp. Chaves 0 Benfica 2 - Bolas Paradas
Mais uma vitória, mais três pontos, mas muita sorte na forma como o Benfica vem de lá do Marão com a liderança do campeonato.
Numa primeira parte em que o Benfica deve ter batido o recorde de passes errados, o Chaves conseguiu ter (uma, duas, três) ocasiões de golo cantado e desperdiçado e foi claramente melhor. Sorte para os encarnados, e mérito para o Chaves. Horta era posto no bolso pelo meio campo flaviense, Grimaldo e Nelson ficavam "a meio da ponte" e Mitro estava longe da bola.
Na segunda parte as pernas começaram a falhar ao Chaves e o Benfica veio com maior acerto. A partir do momento em que Salvio sai o Benfica cresce e une-se. Depois começa o carrossel, a pouca velocidade mas começa, e surgem os golos.
Nota mais para Fejsa, Mitroglou e Semedo, com boas exibições e uma menção honrosa para Pizzi, que melhorou muito na segunda parte. Salvio e Horta falharam demais.
O árbitro teve globalmente uma boa exibição, embora um golo anulado a Mitroglou e um outro a Rafa, do Chaves, me pareçam mal anulados por fora de jogo inexistente, mas milimétrico.
A jogar assim, tão expostos, tão previsíveis, vamos passar um mau bocado em Nápoles. Mas venham eles.
Numa primeira parte em que o Benfica deve ter batido o recorde de passes errados, o Chaves conseguiu ter (uma, duas, três) ocasiões de golo cantado e desperdiçado e foi claramente melhor. Sorte para os encarnados, e mérito para o Chaves. Horta era posto no bolso pelo meio campo flaviense, Grimaldo e Nelson ficavam "a meio da ponte" e Mitro estava longe da bola.
Na segunda parte as pernas começaram a falhar ao Chaves e o Benfica veio com maior acerto. A partir do momento em que Salvio sai o Benfica cresce e une-se. Depois começa o carrossel, a pouca velocidade mas começa, e surgem os golos.
Nota mais para Fejsa, Mitroglou e Semedo, com boas exibições e uma menção honrosa para Pizzi, que melhorou muito na segunda parte. Salvio e Horta falharam demais.
O árbitro teve globalmente uma boa exibição, embora um golo anulado a Mitroglou e um outro a Rafa, do Chaves, me pareçam mal anulados por fora de jogo inexistente, mas milimétrico.
A jogar assim, tão expostos, tão previsíveis, vamos passar um mau bocado em Nápoles. Mas venham eles.
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Benfica 3 Braga 1 Três pontos G
Goleiros, Glou e Grimaldo. Três pontos, três pontos G, com o prazer de ver ao vivo, numa vitória em que jogámos bem, especialmente na primeira parte.
Aliás, o jogo foi bom, entretido, dividido, mas com um Benfica mais eficaz contra um Braga de Peseiro que repetiu a fórmula com que jogou, e ganhou, com o FC Porto na Luz no ano passado. Sem bola, com pressão alta, a não deixar virar o portador do esférico, com bola, a lançar nas faixas quer para Wilson quer para Hassan, que me impressionou positivamente. Do lado do Benfica, o plano era sair de bola controlada, em tabelas, quer com Grimaldo e Pizzi, quer com Salvio e Semedo. Neste plano, destacou-se o espanhol. Técnica apurada, bom posicionamento, rápido nas tabelas, e muito bom a centrar. Lá atrás destacava-se Lindelof, pela negativa (o pior jogo que já vi do sueco) e Júlio, pela positiva. No Braga, Marafona defendeu tudo, menos o 1-0 de Mitro.
Na segunda parte, mais Braga, o Benfica com uma posse de bola passiva e com Horta e Pizzi a não aparecerem até ao dois-zero, num lance aparentemente polémico, que no estádio não vi (estou atrás da outra baliza!) e que ainda não vi na tv. Depois o jogo mudou, mais Benfica até final com Carrillo a empolgar a bancada, 3-0 e finalmente, 3-1, num golo de honra merecido.
Nota mais para Grimaldo, Mitro e Júlio, nota menos para Horta e Lindelof.
Arbitragem com algumas falhas de critério mas bem no geral.
Estamos em primeiro após 5 jornadas, mas ainda não fomos realmente testados. Faltam 29 finais. E a Europa. E as taças. Mesmo a da Liga. Carrega Benfica.
Aliás, o jogo foi bom, entretido, dividido, mas com um Benfica mais eficaz contra um Braga de Peseiro que repetiu a fórmula com que jogou, e ganhou, com o FC Porto na Luz no ano passado. Sem bola, com pressão alta, a não deixar virar o portador do esférico, com bola, a lançar nas faixas quer para Wilson quer para Hassan, que me impressionou positivamente. Do lado do Benfica, o plano era sair de bola controlada, em tabelas, quer com Grimaldo e Pizzi, quer com Salvio e Semedo. Neste plano, destacou-se o espanhol. Técnica apurada, bom posicionamento, rápido nas tabelas, e muito bom a centrar. Lá atrás destacava-se Lindelof, pela negativa (o pior jogo que já vi do sueco) e Júlio, pela positiva. No Braga, Marafona defendeu tudo, menos o 1-0 de Mitro.
Na segunda parte, mais Braga, o Benfica com uma posse de bola passiva e com Horta e Pizzi a não aparecerem até ao dois-zero, num lance aparentemente polémico, que no estádio não vi (estou atrás da outra baliza!) e que ainda não vi na tv. Depois o jogo mudou, mais Benfica até final com Carrillo a empolgar a bancada, 3-0 e finalmente, 3-1, num golo de honra merecido.
Nota mais para Grimaldo, Mitro e Júlio, nota menos para Horta e Lindelof.
Arbitragem com algumas falhas de critério mas bem no geral.
Estamos em primeiro após 5 jornadas, mas ainda não fomos realmente testados. Faltam 29 finais. E a Europa. E as taças. Mesmo a da Liga. Carrega Benfica.
5ª Jornada - Semana dolorosa
Depois de uma semana sem escrever e depois de vencer o Moreirense, num jogo sem história, onde a curiosidade em ver o "novo brinquedo" (leia-se jogadores novos) de Jorge Jesus, foi o tema a destacar, fomos a Madrid...
E quando digo fomos...fomos mesmo. Pela primeira vez fui ao estrangeiro ver o meu Sporting e foi uma boa experiência, num autocarro carregado de sportinguismo, de boa disposição e de minis. Um abraço para o pessoal de Vendas Novas. Cruel é a palavra que me ocorreu...não merecíamos...
Não merecíamos depois de tanta qualidade em campo perante o campeão europeu, depois da exibição de encher o olho e de estar a vencer 88'm e ainda ir perder o jogo, depois de tanto cântico naquele estádio mítico e terceiro-mundista, depois de tantas horas de viagem, de tantas horas sem dormir, de tantas cervejas...mas foi futebol. Mas acima de tudo, gostei de "invadir" Madrid...
Só a publicidade que o Sporting teve nesta semana é impagável, pena foi não ter conseguido concretizar desportivamente, para ser um sucesso pleno.
Ontem, foi mau demais...
Não podemos perder assim e de uma maneira tão fácil. Parece que os jogadores e acima de tudo o treinador ficaram em Madrid e o Rio Ave aproveitou o momento e com a qualidade mostrada desmontou a defesa, mas acima de tudo o meio campo expectante dos leões.
Ainda falta tempo, que não existe, para tentar carburar estes novos jogadores e para perceber se são de facto reforços e não só nomes estampados nas camisolas.
Mas ontem a derrota foi do treinador que não conseguiu passar a mensagem e mudar o chip e abdicou de quem já lhe deu garantias, para "testar" reforços num campo que já se viu ser difícil.
Numa semana em que ele diz que é o melhor (e é, o que não fica bem é ser ele a dizer), caiu com estrondo a primeira derrota dos leões...
E quando digo fomos...fomos mesmo. Pela primeira vez fui ao estrangeiro ver o meu Sporting e foi uma boa experiência, num autocarro carregado de sportinguismo, de boa disposição e de minis. Um abraço para o pessoal de Vendas Novas. Cruel é a palavra que me ocorreu...não merecíamos...
Não merecíamos depois de tanta qualidade em campo perante o campeão europeu, depois da exibição de encher o olho e de estar a vencer 88'm e ainda ir perder o jogo, depois de tanto cântico naquele estádio mítico e terceiro-mundista, depois de tantas horas de viagem, de tantas horas sem dormir, de tantas cervejas...mas foi futebol. Mas acima de tudo, gostei de "invadir" Madrid...
Só a publicidade que o Sporting teve nesta semana é impagável, pena foi não ter conseguido concretizar desportivamente, para ser um sucesso pleno.
Ontem, foi mau demais...
Não podemos perder assim e de uma maneira tão fácil. Parece que os jogadores e acima de tudo o treinador ficaram em Madrid e o Rio Ave aproveitou o momento e com a qualidade mostrada desmontou a defesa, mas acima de tudo o meio campo expectante dos leões.
Ainda falta tempo, que não existe, para tentar carburar estes novos jogadores e para perceber se são de facto reforços e não só nomes estampados nas camisolas.
Mas ontem a derrota foi do treinador que não conseguiu passar a mensagem e mudar o chip e abdicou de quem já lhe deu garantias, para "testar" reforços num campo que já se viu ser difícil.
Numa semana em que ele diz que é o melhor (e é, o que não fica bem é ser ele a dizer), caiu com estrondo a primeira derrota dos leões...
terça-feira, 13 de setembro de 2016
Benfica - Besiktas 1-1 - Traição!
Um jogo dividido, um resultado ajustado, mas da pior maneira possível. Empatar nos descontos dói sempre, mas quando o golo é marcado por um assalariado fica sempre aquela sensação de que devia ter ficado na equipa B.
O Benfica jogou melhor na primeira parte que na segunda. Mesmo com uma equipa com uma média de idades que impede que passem porno no autocarro, o Benfica teve mais acerto nos passes, mais posse de bola concedida mas controlada e mais acerto nas saídas para o ataque. A segunda parte foi do Besiktas. Um treinador turco mais atento, que foi mexendo a ver o que resultava, e um Arnaldo a ver e provavelmente com pouca rede.
Grande jogo de Lisandro, Lindelof, Ederson e Fejsa, menos bem Pizzi e Salvio. Melhor jogo da época para Nelson Semedo, sem ser brilhante. Que pena aquele falhanço, senhor Guedes, que pena.
Excelente arbitragem, mesmo com um amarelo ao gajo errado.
O Benfica jogou melhor na primeira parte que na segunda. Mesmo com uma equipa com uma média de idades que impede que passem porno no autocarro, o Benfica teve mais acerto nos passes, mais posse de bola concedida mas controlada e mais acerto nas saídas para o ataque. A segunda parte foi do Besiktas. Um treinador turco mais atento, que foi mexendo a ver o que resultava, e um Arnaldo a ver e provavelmente com pouca rede.
Grande jogo de Lisandro, Lindelof, Ederson e Fejsa, menos bem Pizzi e Salvio. Melhor jogo da época para Nelson Semedo, sem ser brilhante. Que pena aquele falhanço, senhor Guedes, que pena.
Excelente arbitragem, mesmo com um amarelo ao gajo errado.
domingo, 11 de setembro de 2016
Arouca - Benfica 1-2
Uma vitória irrepreensível num jogo jogado a um ritmo alto e com uma atitude ofensiva. O Benfica foi superior ao Arouca e fez das fraquezas forças ao usar avançados móveis ao invés dos habituais titulares mais dados à marcação. Muitas ocasiões de golo desperdiçadas e uma boa exibição de Bracalli livraram o Arouca de uma goleada em casa. Enorme jogo de Gonçalo Guedes e boas exibições de Fejsa e Rafa. No pior, Pizzi, pouco influente. Nota alta para Rui Vitória que fez tudo o que podia na busca dos três pontos. Má arbitragem, com um critério errático. Venha o Besiktas.
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Sporting FC Porto 2-1 Com duas garras se fez líder
Foi o jogo grande da jornada, um Estádio de Alvalade com 50.000 pessoas, uma primeira parte ensolarada na minha bancada, que aviso desde já, pode implicar não ter visto potenciais lances duvidosos, que porventura e hipoteticamente podem por qualquer ínfima hipótese terem quase acontecido no rectângulo de jogo, finalmente bem tratado de Alvalade. Ah e a vitória...justa.
O Porto este ano deu mais luta, mas o importante é que os 3 pontos ficaram por cá de novo...nada de novo em relação ao ano passado...
O Porto entrou com a motivação de ter entrado na Champions e a pressionar em cima com André x 2 a vigiar William e Herrera com Adrien, mantendo supremacia numérica no meio campo, ainda com Danilo de sobra. Dinâmica de Octávio e Corona no flancos e a combatividade de André Silva no esticar do jogo tripeiro. Muito passes falhados pelo Sporting nesses primeiros 30 minutos, a elogiar a pressão dos homens do Norte.
Muito jogado a meio campo e a maior parte do tempo lutado, pois ambas as equipas queriam aquele pedaço de terreno e tudo fizeram para conquistá-lo. Bola parada e defesa parada, golo do Porto e como sabemos é meio caminho para vencer um clássico, pondo-se na frente. Com pouco discernimento e muito querer, o empate surgiu num bom livre de B. César e numa dupla recarga de Gelson e Slimani. Jogo empatado poucos minutos depois e a força anímica e adepta a empurrar os seus rapazes para a frente do marcador. 2-1, um golo bem mais difícil do que a recarga falhada à minutos pelo menino Gelson, a dar cartas no plantel e a dar vantagem no marcador.
A mudança do apagadissimo Bryan Ruiz do meio para o clarividente B. César revelou-se acertada e com ela, os passes também, passando controlo a pertencer à equipa leonina. O Porto acusou o toque e foi perdendo chama até ao intervalo.
Após o descanso, a equipa entrou melhor e com a lição do que fazer, bem estudada. Numa 2ª parte sem história, pois Patricio não fez uma única defesa, e um Porto a querer mais do que a poder, pois quando mais andavam para a frente, mais tinham de correr para trás nas transições leoninas, que foram sempre desaproveitadas, e que poderiam ter acabado mais cedo com o jogo. Depois foi o ultimo suspiro dos nortenhos, que até podia dar empate, mas a vitória e os 3 pontos assentam-nos tão bem...
Destaques para Ruben Semedo, Coates e JPereira, assim como William e B. César. Campbell a prometer e para ultimo Slimani...um verdadeiro guerreiro, de luta, de classe e de golos, tudo num só jogador...obrigado Slimani.
Benfica cumpriu e espero que tenha agradecido ao Nacional os golos oferecidos.
Depois destas 3 voltas de aquecimento, o campeonato vai começar agora na 4ª jornada, com planteis definidos e os jogadores de cabeças limpa e os treinadores a saberem com quem contar para formar os seus onzes. Todas as equipas irão evoluir e será tempo de ver quem irá conseguir suprir melhor as p€rdas de mercado.
O objetivo estas 3 rondas está conseguido, com toda a confusão deste mercado que nunca mais fecha. O lugar que todos querem, está em nosso poder, agora há que mantê-lo, sabendo que nada está ganho. Vamos para a luta na frente, mas o que importa é como acaba e não como começa...
PS – Estou a ficar nervoso: Ainda não vi hoje o Bruno Carvalho a contratar ninguém :)
Por Hélder Carrudo
Por Hélder Carrudo
Nacional Benfica 1-3
No sábado passado o Benfica ganhou o seu jogo de uma forma atabalhoada e pouco convincente. Jogando um futebol de pouca posse de bola e de ainda menor consistência, vai-se ressentindo o futebol encarnado da falta dos seus homens de classe, por troca com os seus meninos de futuro. Eliseu e André Almeida comprometem menos a defender e ocupam melhor o espaço interior deixando os extremos em situações de um para um, Jardel não se deixa enganar tanto nos lances de bola parada, Jonas dá muito que fazer à defesa e tem um killer instinct como nenhum outro no plantel e até Celis trouxe uma capacidade de gestão de jogo que Samaris certamente também traria.
O resultado foi justo, os golos sem grande brilho, mas quando a entrega e a vontade de ganhar estão lá, os grandes acabam quase sempre por se sobrepor naturalmente.
Boa entrada de Carrillo que falta ver a jogar à direita, grande entrada de Gonçalo Guedes que infelizmente sofre desse enorme problema de ter nacionalidade portuguesa ou seria titular e jogo pouco conseguido dos laterais que foram sempre facilmente anulados e cuja perda de bola obrigava Fejsa a tapar o flanco, jogada após jogada.
Boa arbitragem.
Venha a pausa da selecção e o fim do defeso.
terça-feira, 23 de agosto de 2016
Roma - 0 Porto - 3
Um FC Porto como há muito não se via. Mais que vedetas teve qualidade colectiva, mais que passe teve posse e acabou por vulgarizar uma rominha que nem precisou de ajuda para isso, tanto foi o desnorte, numa equipa que teve tão pouco futebol (tirando Naigolan) como cabeça fria para estas andanças.
Grande jogo de Filipe, central de qualidade, Casillas a ser o que dele se pretende e um meio campo com a faca nos dentes, cheio daquilo que sempre caracterizou o FCP.
Parabéns tripeirada. Venha o sorteio!
Grande jogo de Filipe, central de qualidade, Casillas a ser o que dele se pretende e um meio campo com a faca nos dentes, cheio daquilo que sempre caracterizou o FCP.
Parabéns tripeirada. Venha o sorteio!
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
Fechem isso, porra!!!
Em primeiro lugar, o meu obrigado ao meu amigo, compadre e “irmão”pela oportunidade de poder “descarregar” ideias minhas sobre o fenomeno futebolistico, sem isenções, mal criações e outras opiniões que não sejam as minhas...Obrigado João Pinto. Neste âmbito, somos só diferentes na cor...
Nesta época tonta, onde o país anda a banhos, e os que sobram andam a levar banhada, apareço à 2ª jornada a dissertar sobre o momento ainda incerto até ao fecho do mercado...
Fechem isso, porra!!!
Fechem lá o mercado, pá...Mas porque é que não fecham o mercado até ao inicio do campeonato? Qual é a justificação? E pior, porque é que há mercados abertos, para além do nosso? Não percebo...mas não vou perder muito tempo a perceber, porque obriga a uma uniformização de toda a copula do futebol e alinharem numa data em que antes de começarem os campeonatos, nomeadamente os europeus, não se poderá comprar e vender jogadores. Digam lá...”este gajo é um génio”. Nada disso, até porque já disse que não percebo nada disto...
Depois de uma primeira jornada em Banho-Maria, onde sem surpresas os maiores ganharam e só vi o meu clube, fugindo das ondas Atlanticas numa perninha ainda salgada e depois de limpar os chinelos à porta do bar do hotel, 3 pontos no bornal contra o Maritimo. Benfica e Porto fizeram o mesmo...
À segunda jornada, já houve perda de pontos. Foi o campeão a perdê-los em casa contra o sportinguista Couceiro e o seu Vitória. Pelo resumo, um jogo típico do nosso campeonato, onde o guarda redes forasteiro, foi figura de proa, mas não só. O Vitória quis jogar o campo todo e com menos oportunidades, teve mais eficácia. Depois foi sofrer. Sofrer o penalti da ordem, bem assinalado e a sorte de Lindelof ter cortado as unhas naquela manhã, fazendo a bola beijar a trave do ex-benfiquista Varela. Vitória queixou-se, como outros o farão, mas parece que Vieira, ficou incrédulo em como nomeiam um tipo destes para arbitrar jogos do Benfica...Preparação de terreno para as próximas jornadas (no ano passado resultou após o Rio Ave em casa) ou constatação que Vitor Pereira já não mora na Federação?
Porto, com muita vontade e muito querer e pouca competência, alicerçada toda uma equipa aos ombros do menino André Silva. Pode ser que dê, mas é muita carga para tão fragil esqueleto, e com tanta qualidade.
Enorme Moreira, vejam as defesas que este “morimbudo” fez no Dragão. Um luxo...Primeiros 15m muito fortes do Porto e como não conseguiram marcar, foram esmorecendo e perderam as mudanças de velocidade e o ultimo passe foi sempre desastroso. Valha Layun, novamente a assistir, o menino André numa cabeçada que nem este Moreira conseguiu defender. Muito querer, pouca competência. Muito pouco Estoril...zero.
Sporting, a cumprir uma saída difícil em Paços. Vitória magrinha, como o futebol praticado. Em comparação com o ano de estreia do treinador JJ, acho a equipa abaixo, mas podem haver atenuantes, que nem os campeões da Europa sabem explicar. A maior será a indefinição do plantel às ordens do treinador...
Excelente Coates, aquele corte aos 88m é como se fosse um golo, assim como Jpereira, que se apresentou em boa forma e ganhou o lugar. William e Adrien, especialmente este ultimo em grande rotação, e ao falar de rotação, Slimani é sempre a abrir. Alan Ruiz ainda desequadrado, mas com um pé esquerdo de remate fácil e um Bryan Ruiz, onde nunca um 10 assentou tão bem...Venha o clássico!!!
Por Hélder Carrudo
domingo, 21 de agosto de 2016
Benfica - Setúbal 1-1
Mexer em equipa que ganha correu mal. Um Benfica muito pouco competente no meio campo e lento, muito lento, a criar jogo. Fejsa e Horta não chegaram, Cervi e Salvio previsíveis e Pizzi saiu de onde ninguém rende mais que ele. A defesa nem esteve mal, mas a "nervoseira" deu conta daquela malta e não houve banco que rendesse o que Jonas rende. Uma pena. Júlio César e Guedes no melhor, Cervi e Rui Vitória no pior. Mas a melhor nota vai para o público, que encheu a casa. Excelente arbitragem.
domingo, 31 de julho de 2016
Acabou a pré-época. Agora decida-se Sr. Vitória.
Na baliza Ederson está lesionado. Júlio César, recuperado, é dono e senhor do lugar. Paulo Lopes é bom para fazer número.
No lado direito o Benfica está muito bem servido. Nelson Semedo é esperança, mas André Almeida é certeza. Na esquerda Grimaldo é fantástico e vai ser titular. Resta saber como aparecerá Eliseu, Sr Campeão Europeu, porque o lugar era dele.
No centro da defesa, Luisão, Lisandro, Kalaica, Lindelof e Jardel. Luisão para mim seria o Sr. Balneário, mas o quarto central do plantel. De Kalaica não vi o suficiente mas certamente será reforço da equipa B. Lindelof e Jardel seriam titulares. Lisandro seria o terceiro central.
No meio campo, no centro do meio campo, há Samaris, Celis, Fejsa, André Horta e Danilo. Pelo que vi Celis não vem com andamento para um meio campo a dois. Depois os outros quatro são boas opções, ao nível do Benfica. Fejsa será sempre titular e ao seu lado prefiro André Horta.
Nas faixas, as maiores dúvidas. São tantos! Salvio, Guedes, Cervi, Carrillo. Estes sei que são fantásticos. Zivkovic lesionou-se mas vem rotulado de mega super craque. E ainda há Pizzi que Vitória mantém no lado direito. E Benitez. Percebo que fiquem cinco. Manter seis ou sete é gente a mais, e desvalorização de quem acabar por ficar de fora. De todos, Pizzi é o único que já deu provas de saber jogar como interior. Jogando com extremos, o meio campo tem de ser mais estático, mais defensivo e posicional. Fejsa e Danilo como melhores opções, Carrillo ou Salvio à direita, Guedes ou Cervi à esquerda. Com André Horta no meio, têm de ser interiores. Pizzi titularíssimo à direita (Salvio e Carrillo ao copo, ó desperdício!) e à esquerda, ninguém tem a capacidade de Gaitan, a não ser que seja Zivkovic.
Resumindo, eu optaria por Pizzi e Salvio, Cervi e Guedes, acrescentando-lhe Zivkovic como joker. E Carrillo? Custa muito que não fique porque é craque. O "truque" poderá ser colocar Guedes como segundo avançado para abrir lugar para os cinco extremos, voltando a abrir lugar para Carrillo, mas nunca à esquerda.
Na frente Jovic e Saponjic estão fora. Raul, Jonas e Mitroglou chegam e sobejam.
Para 2016/2017, o ano do tetra, o plantel deveria ser: Júlio César, Ederson, Paulo Lopes; Nelson Semedo, André Almeida, Lisandro, Jardel, Luisão, Lindelof, Grimaldo, Eliseu; Fejsa, Samaris, Danilo, André Horta; Salvio, Carrillo, Pizzi, Zivkovic, Cervi; Guedes, Jonas, Mitroglou e Raul. 24 jogadores, ou seja, seis de fora a cada fim de semana. Cinco, se pensarmos em Paulo Lopes.
O onze: Ederson, André Almeida, Jardel, Lindelof, Grimaldo, Fejsa, Horta, Pizzi, Guedes, Jonas e Mitroglou. No banco Júlio César, Lisandro, Nelson, Danilo, Carrillo (ou Salvio), Cervi (ou Zivkovic) e Raul.
Para já temos de ser mais fortes que o Sp. Braga. E logo a seguir, mais fortes que o Tondela.
Na baliza Ederson está lesionado. Júlio César, recuperado, é dono e senhor do lugar. Paulo Lopes é bom para fazer número.
No lado direito o Benfica está muito bem servido. Nelson Semedo é esperança, mas André Almeida é certeza. Na esquerda Grimaldo é fantástico e vai ser titular. Resta saber como aparecerá Eliseu, Sr Campeão Europeu, porque o lugar era dele.
No centro da defesa, Luisão, Lisandro, Kalaica, Lindelof e Jardel. Luisão para mim seria o Sr. Balneário, mas o quarto central do plantel. De Kalaica não vi o suficiente mas certamente será reforço da equipa B. Lindelof e Jardel seriam titulares. Lisandro seria o terceiro central.
No meio campo, no centro do meio campo, há Samaris, Celis, Fejsa, André Horta e Danilo. Pelo que vi Celis não vem com andamento para um meio campo a dois. Depois os outros quatro são boas opções, ao nível do Benfica. Fejsa será sempre titular e ao seu lado prefiro André Horta.
Nas faixas, as maiores dúvidas. São tantos! Salvio, Guedes, Cervi, Carrillo. Estes sei que são fantásticos. Zivkovic lesionou-se mas vem rotulado de mega super craque. E ainda há Pizzi que Vitória mantém no lado direito. E Benitez. Percebo que fiquem cinco. Manter seis ou sete é gente a mais, e desvalorização de quem acabar por ficar de fora. De todos, Pizzi é o único que já deu provas de saber jogar como interior. Jogando com extremos, o meio campo tem de ser mais estático, mais defensivo e posicional. Fejsa e Danilo como melhores opções, Carrillo ou Salvio à direita, Guedes ou Cervi à esquerda. Com André Horta no meio, têm de ser interiores. Pizzi titularíssimo à direita (Salvio e Carrillo ao copo, ó desperdício!) e à esquerda, ninguém tem a capacidade de Gaitan, a não ser que seja Zivkovic.
Resumindo, eu optaria por Pizzi e Salvio, Cervi e Guedes, acrescentando-lhe Zivkovic como joker. E Carrillo? Custa muito que não fique porque é craque. O "truque" poderá ser colocar Guedes como segundo avançado para abrir lugar para os cinco extremos, voltando a abrir lugar para Carrillo, mas nunca à esquerda.
Na frente Jovic e Saponjic estão fora. Raul, Jonas e Mitroglou chegam e sobejam.
Para 2016/2017, o ano do tetra, o plantel deveria ser: Júlio César, Ederson, Paulo Lopes; Nelson Semedo, André Almeida, Lisandro, Jardel, Luisão, Lindelof, Grimaldo, Eliseu; Fejsa, Samaris, Danilo, André Horta; Salvio, Carrillo, Pizzi, Zivkovic, Cervi; Guedes, Jonas, Mitroglou e Raul. 24 jogadores, ou seja, seis de fora a cada fim de semana. Cinco, se pensarmos em Paulo Lopes.
O onze: Ederson, André Almeida, Jardel, Lindelof, Grimaldo, Fejsa, Horta, Pizzi, Guedes, Jonas e Mitroglou. No banco Júlio César, Lisandro, Nelson, Danilo, Carrillo (ou Salvio), Cervi (ou Zivkovic) e Raul.
Para já temos de ser mais fortes que o Sp. Braga. E logo a seguir, mais fortes que o Tondela.
Disto percebo bola
Olá.
Em vez de andar a postar jogo após jogo decidi criar um blog sobre o que quero dizer sobre bola, sempre partindo de alguns princípios:
- Sou benfiquista e não neutro.
- Gosto da opinião alheia mas não gosto de ser ofendido nem ver ninguém a ser ofendido
- Disto percebo bola.
Divirtam-se
Em vez de andar a postar jogo após jogo decidi criar um blog sobre o que quero dizer sobre bola, sempre partindo de alguns princípios:
- Sou benfiquista e não neutro.
- Gosto da opinião alheia mas não gosto de ser ofendido nem ver ninguém a ser ofendido
- Disto percebo bola.
Divirtam-se
Subscrever:
Mensagens (Atom)