sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Benfica 3 Paços Ferreira 0 Brilhante fim do início

Três pontos muito bem ganhos. Entrega, dedicação, brio, intensidade e qualidade técnica foram predicados de um Benfica uno e demasiado forte para um adversário a quem não foi dada grande hipótese de resposta. Rui Vitória parece ter encontrado o seu onze, pelo menos até que Rafa e Jonas regressem. Grande jogo de Gonçalo Guedes, Nélson Semedo e Luisão e sem notas negativas para qualquer dos homens que envergaram o manto sagrado.
Arbitragem muito positiva.
Acabou o início do campeonato. O Benfica escorregou uma vez, mas vai ao dragão com 25 pontos nas nove primeiras jornadas. Excelente mais uma vez Rui Vitória.

Numa nota pessoal de justificação, ficaram por analisar alguns jogos do Benfica. A razão foi sempre não ter conseguido vê-los.

Enorme abraço e Viva o Benfica!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

8ª Jornada - Acabou a lua de mel...

Foi uma semana difícil, de desilusão. Sim, estava iludido e confiante em 2 vitórias, nestes 2 jogos em casa, com o Dortmund e com o Tondela.
Para a Champions, não há Adrien e não há pedalada. Vamos ser sinceros, esta equipa alemã com 8 ou 9 lesionados, tem futebol que sobra para este Sporting amorfo, incompetente e ainda à procura de ideias e de caminhos para por em prática. Jesus não encontrou o seu 11.
Aquilo que o ano passado elogiei, uma equipa pressionante e definida, com posse e na procura da bola, com arte e sabedora dos timings de jogo, é este ano a antítese de tudo isto. Sem ideias, sem garra e sem competência. Não se trata só de alterar jogadores, pois a saida de JMário e Slimani, pela troca de Gelson e Doost, não diz grande coisa, mas toda a dinâmica está comprometida e já estamos na 8ª jornada.
Na 3ª feira foi demasiado penoso, ver a meia dúzia de oportunidades do Dortmund e o Sporting nem cocegas fez no 1ª tempo, com Elias a jogar a gasóleo e para o lado e para trás, com Markovic sem interesse em lutar pela bola, somente a jogar com a dita nos pés e uns lateriais que não tem qualidade para ali andarem. Foi dada de avanço, uma parte inteira e depois quando se quis, já não se pôde...Podíamos ter até empatado naquela cabeçada do avançado holandês, mas não temos andamento para ombrear com Madrid e Dortmund. O caminho natural é a Liga Europa.

No fim de semana, mas do mesmo. Não há uma ideia de jogo ofensivo, uma jogada pensada e concretizada, num futebol aos repelões e um abuso na procura do jovem Gelson.
Laterais sem qualidade e centrais muito expostos à falta do "tampão" Adrien e com 2 extremos pouco dados à agressividade de fechar flanco e zonas interior, onde Elias e William nunca chegam para as encomendas, por inferioridade numérica e pouca rotação numa zona que era sempre a mais povoada das equipas de JJ. O discurso do treinador não está a passar...

Nada está perdido, acredito no treinador e no presidente, e acima de tudo no projecto, porém há problemas, como em todas as equipas, mas que estranho não ter sido contemplado a falta de Adrien e William em algum ou em alguns jogos, e o continuo acreditar nestes laterais (Scherlotto e Marvin), perante JPereira e Jeffreson, que não sendo um primor, são mais completos que os actuais titulares. Ainda não percebo, com tanto jogador, ainda não se ter encontrado uma equipa-tipo, nomeadamente para 2º avançado e para as laterais. Queria ver Meli no lugar de Adrien...

E outra coisa...a minha condição de sócio pagante e detentor de lugar de leão, e acima de tudo, de desprendimento ideológico com qualquer direcção, a não ser a minha forma de pensar, permite-me contestar e dizer que assim não dá...vamos mudar a atitude e ganhar...Viva o Sporting Clube de Portugal!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Benfica 4 Feirense 0 De escola Benfica

Foi uma vitória lá de casa. Ederson, Nelson, Lindelof, Guedes e José Gomes representaram o aniversariante Campus numa tarde em que as prendas do Feirense ajudaram e muito à festa.
Eu não vi o jogo, só ouvi. E o que a Antena 1 disse eu replico: Benfica a começar mal, Feirense bem organizado, um golo que cai do céu, e metido o primeiro, o resto vem a reboque.
Bom jogo de Salvio (a subir de forma) e de Guedes, mas Grimaldo a ser a estrela da companhia (sinal de alerta quando o lateral esquerdo é o melhor criativo!). No lado oposto Carrillo voltou a desiludir.
Arbitragem com erros mas aceitável (assim disse a Antena 1).
Temos mais três pontos que o Sporting e o FC Porto, mas ainda falta muito, mas mesmo muito, para sequer esboçar um sorriso. Talvez no fim de Outubro, com o regresso dos lesionados.
Quem continua de vento em popa é o Cova da Piedade que frente ao Olhanense venceu nos descontos por 3-2, um jogo que se fez de emoção (0-1, 2-1, 2-2, 3-2) e sofrimento, vivido nas bancadas, à mesma hora do Benfica.
Enorme abraço!
7ª Jornada - Não pode acontecer...

Não foi a falta da mudança do chip da champions, não foi a falta do capitão, que se lesionou, nem de qualidade e atitude, mas não pode acontecer, a um candidato ao titulo a vencer fora 3-0, deixar o oponente chegar ao empate. Quem quer ser campeão, não tem perdão neste jogo em Guimarães. Para recordar e analisar...
Começou o Vitória com pressão sobre os campeões da Europa William e Adrien, numa marcação hxh na saída de bola sportinguista, porém e após a primeira ameaça de Marega, JJ fez os extremos convergirem para o interior, povoando o meio campo, abrindo os laterais, subindo Adrien 10m em relação a William, pois tinham começado lado a lado e caso ainda não desse, fez recuar o 2º avançado, para ganhar vantagem numérica na zona nevrálgica do terreno de jogo. Depois a classe e a maior capacidade técnica fez o resto.
Depois de 20 minutos de maior pressão vitoriana, só deu Sporting e após brilhante jogada de Gelson, Markovic estreou-se a marcar e Coates fez o 3º no campeonato (Polga esteve 10 anos e nunca marcou um golo na nossa Liga). Intervalo a vencer sem grande intensidade mas com controlo total da bola e por sua vez do jogo.
Segunda parte no mesmo registo, com posse de bola e o Guimarães a ver jogar, vários golo falhados e o 3º acabou por acontecer pelo "estreante" Elias. O Vitória continuou a jogar longo nos possantes e combativos Soares e Marega, que nunca quebraram, ao contrário do meio campo leonino que claudicou nos últimos 15 minutos e após demasiada espera do treinador, quando Bruno César entrou, já foi tarde. Num lance discutível, William deixa o pé e Hernani aproveita bem e cai para o penalty de Marega e aí tudo muda e se descontrola (?) na equipa lisboeta. Minuto seguinte, centro e no coração da área, Marega encurta a diferença no resultado, sendo de longe o melhor marcador (quem diria?) da competição cá do burgo. Tudo tremeu, lá a trás e com o coração a sair pela boca, as ideias acabaram e a equipa leonina estava exausta mentalmente e fisicamente, coisa que um jogo de champions a meio da semana não pode explica, só por si...Falta escusada e inocente de Marvin (estes laterais não sabem defender, são muito dotados de físico, mas pouco de inteligência) e com uma falta visível, comum, e aberrante sobre o nosso lateral direito, o árbitro validou o golo e sentenciou o jogo com o empate.
Não me quero agarrar ao lance do ultimo golo minhoto, mas quer queiramos ou não, é um lance decisivo nos últimos minutos do encontro e este ainda mais digo, que este mesmo árbitro anulou situações semelhantes, tendo prejudicado o mesmo emblema.
Temos que fazer mais, e melhor, encontrar causas para tamanha tremideira após o 1º golo, tal como em Madrid e Rio Ave, onde os golos foram igualmente muito próximos e arranjar alternativas a Adrien e William, pois sem eles os dois, a defesa fica muito exposta.
Grande jogo do Sporting até ao minuto 72 e meria de longe, vencer a partida, pois o Guimarães tem querer e 2 postes na área adversária. Esperava mais de Pedro Martins.
Atenção a Gelson, que já sabe jogar como interior, deixando de ser "só" um jogador vertical e estonteante, em busca da linha de fundo. Está a ganhar estatuto e novas armas que o farão ser ainda mais um jogador de equipa e ainda mais raro de encontrar. Obrigado Jesus...
Nada está perdido, vamos a eles...