7ª Jornada - Não pode acontecer...
Não foi a falta da mudança do chip da champions, não foi a falta do capitão, que se lesionou, nem de qualidade e atitude, mas não pode acontecer, a um candidato ao titulo a vencer fora 3-0, deixar o oponente chegar ao empate. Quem quer ser campeão, não tem perdão neste jogo em Guimarães. Para recordar e analisar...
Começou o Vitória com pressão sobre os campeões da Europa William e Adrien, numa marcação hxh na saída de bola sportinguista, porém e após a primeira ameaça de Marega, JJ fez os extremos convergirem para o interior, povoando o meio campo, abrindo os laterais, subindo Adrien 10m em relação a William, pois tinham começado lado a lado e caso ainda não desse, fez recuar o 2º avançado, para ganhar vantagem numérica na zona nevrálgica do terreno de jogo. Depois a classe e a maior capacidade técnica fez o resto.
Depois de 20 minutos de maior pressão vitoriana, só deu Sporting e após brilhante jogada de Gelson, Markovic estreou-se a marcar e Coates fez o 3º no campeonato (Polga esteve 10 anos e nunca marcou um golo na nossa Liga). Intervalo a vencer sem grande intensidade mas com controlo total da bola e por sua vez do jogo.
Segunda parte no mesmo registo, com posse de bola e o Guimarães a ver jogar, vários golo falhados e o 3º acabou por acontecer pelo "estreante" Elias. O Vitória continuou a jogar longo nos possantes e combativos Soares e Marega, que nunca quebraram, ao contrário do meio campo leonino que claudicou nos últimos 15 minutos e após demasiada espera do treinador, quando Bruno César entrou, já foi tarde. Num lance discutível, William deixa o pé e Hernani aproveita bem e cai para o penalty de Marega e aí tudo muda e se descontrola (?) na equipa lisboeta. Minuto seguinte, centro e no coração da área, Marega encurta a diferença no resultado, sendo de longe o melhor marcador (quem diria?) da competição cá do burgo. Tudo tremeu, lá a trás e com o coração a sair pela boca, as ideias acabaram e a equipa leonina estava exausta mentalmente e fisicamente, coisa que um jogo de champions a meio da semana não pode explica, só por si...Falta escusada e inocente de Marvin (estes laterais não sabem defender, são muito dotados de físico, mas pouco de inteligência) e com uma falta visível, comum, e aberrante sobre o nosso lateral direito, o árbitro validou o golo e sentenciou o jogo com o empate.
Não me quero agarrar ao lance do ultimo golo minhoto, mas quer queiramos ou não, é um lance decisivo nos últimos minutos do encontro e este ainda mais digo, que este mesmo árbitro anulou situações semelhantes, tendo prejudicado o mesmo emblema.
Temos que fazer mais, e melhor, encontrar causas para tamanha tremideira após o 1º golo, tal como em Madrid e Rio Ave, onde os golos foram igualmente muito próximos e arranjar alternativas a Adrien e William, pois sem eles os dois, a defesa fica muito exposta.
Grande jogo do Sporting até ao minuto 72 e meria de longe, vencer a partida, pois o Guimarães tem querer e 2 postes na área adversária. Esperava mais de Pedro Martins.
Atenção a Gelson, que já sabe jogar como interior, deixando de ser "só" um jogador vertical e estonteante, em busca da linha de fundo. Está a ganhar estatuto e novas armas que o farão ser ainda mais um jogador de equipa e ainda mais raro de encontrar. Obrigado Jesus...
Nada está perdido, vamos a eles...
Sem comentários:
Enviar um comentário